terça-feira, 30 de julho de 2013

POR QUE CONTINUAR?



Por que continuar?
No final do ano de 2008, vindo de uma conquista de JOCIPE na cidade de Garanhuns, me perguntei. Temos chance de voltar ao campeonato pernambucano com esse time? Isso me estimulou, mas não queria cometer os erros do ano de 2006.
Procurei os amigos Rogério Granja e Marcos Campos, na certeza de que precisaria de mais alguns loucos para realizar esse sonho. Conversamos por varias horas, esboçamos possibilidades de titulo ou onde simplesmente participaríamos com o intuito de aprender e depois conquistar. Pensamos em como pagaríamos a federação, como arcaríamos com viagens e aquele sentimento de euforia foi crescendo e contagiando. Por incrível que parece era 28 de dezembro de 2008 e saímos de lá com um sonho que agora era sonhado não só por mim.
Passado o ano novo estava eu lá na secretaria de educação, pois em Petrolina não havia ainda uma secretaria de esportes, somente uma diretoria. Pasmem mas isso tudo foi no dia 5 de janeiro de 2009 e o prefeito eleito não tinha nem esquentado a cadeira de prefeito direito. O diretor de esportes, Britto Junior que ainda não tinha sido nem nomeado me recebeu e me ouviu atentamente. Prontamente se dispôs a ajudar e fechamos o apoio com o ônibus, estava dado o maior passo no sentido de realizarmos o sonho. Tínhamos que reativar o clube junto a federação e isso não seria fácil devido a grande resistência dos clubes da capital em vir jogar aqui em Petrolina face a distância.
Contamos para tal com o apoio do Sr. Vinicius Macieira, figura muitas vezes criticadas por todos, mas de quem tenho profundo respeito e consideração. Todos temos defeitos e erramos mas por que condenar sem antes procurar entender um pouco a pessoa. Ele nos orientou e partimos para assembléia anual com a cara e a coragem. Deu tudo certo até mesmo na hora em que parecia pouco provável que desse e saímos de lá com um compromisso assumido de jogar todas as partidas em Recife em troca de no ano seguinte podermos chamar nossos jogos em Petrolina.
A luta agora era cumprir o acordo, que diga-se de passagem foi proposto na certeza de que não conseguiríamos. Fizemos rifa para comprar uniforme, concertamos o bom e velho azulão que nos levou e nos trouxe em segurança em onze viagens. Não posso esquecer do nossos amigos Geraldo, motorista e Edna, responsável na época pela programação do ônibus. Aos dois meu sempre sincero obrigado.
Tivemos um ano muito bom e conquistamos o programado e mais um pouco. Campeão CADETE masculino, Vice – campeão Juvenil Feminino, Terceiro lugar no Junior feminino, terceiro lugar no adulto feminino, terceiro lugar no adulto masculino. Depois ganhamos a copa juazeiro do norte duas vezes, o pernambucano juvenil de clubes, fomos quarto lugar no brasileiro Junior jogando com uma equipe juvenil. Ainda ganhamos a primeira copa Pernambuco, fomos vice campeões na terceira edição e quarto lugar na quarta.
Ao longo desses cinco anos, depois de muitas viagens me pergunto. Pra que continuar? Todos esses títulos e conquistas que mencionei anteriormente seriam motivo suficiente? Infelizmente não sinto isso. Sinto que o prazer se tornou um fardo e um fardo muito pesado. Arrependido eu, jamais! Faria tudo de novo.
Mas a reflexão é necessária quando escutamos algumas pessoas dizerem "Só estamos aqui por você". Será que de algum modo coloquei sobre os ombros dos companheiros uma obrigação e por que não dizer um fardo em suas costas, mesmo que sem intenção. Se isso ocorreu eu peço desculpas todos.
Infelizmente no inicio somos solução para o problema, depois fazemos parte do problema e depois somos o problema. E antes que esse último ocorra é preciso reavaliar o rumo que os fatos estão tomando.
Domingo dia 28/07/2013 terminou a realização de mais um sonho. Fazer a faze final da copa Pernambuco em Petrolina e conseguimos com a ajuda de mais alguns loucos. Compromisso assumido e cumprido, graças a Deus.
Agora é o momento da reflexão eu vou em busca de um novo sentido pra continuar com a certeza de ter me esforçado ao máximo. Como tudo na vida é feito de ciclos esse é mais um que se encerra. Abandonar o handebol nunca! Não se abandona um AMOR.
Leonardo Marcel

Nenhum comentário:

Postar um comentário